Descrição das campanhas de caça aos javalis na raia sabugalense por trilhos de Aldeia do Bispo, Fóios, Vale de Espinho, Quadrazais, etc. e por vezes de Villasrubias (já na vizinha Espanha).
Conta histórias inolvidáveis das campanhas aos javalis mais excepcionalmente aos veados e linces.
Na corda dos povos da raia sabugalense, a capeia continua a ser o espectáculo favorito. Todos, novos e velhos, os que vivem nas aldeias e os que emigraram, continuam a vibrar com um bom encerro, uma possante marrada na galha esquerda do forcão, um suave “pase de pecho” de “El Maňo” ou o salto ágil de qualquer rapaz para uma boa “calampeira”.
As páginas do livro registam memórias e afectos transversais a antiguidade daquele povo “intrépido e pacífico”, costumes, tradições, práticas religiosas e cenas da vida de ontem, bem como um glossário de termos locais
Hermínio Fernandes
O que se pretende é que, a nossa aldeia, aceda a contar-nos os altos e baixos enformadores da sua vida que longa vai.
…esta minha Aldeia do Bispo acolher-nos-á donairosa; vetusta mas esbelta; merecedora do apreço, enlevo e saudade do filhos seus…
Hermínio Fernandes - Manuel Luiz Gonçalves
Aldeia Velha … nasceu em época recuada de séculos, porventura de milénios, a que nos introduz o castrejo ou Castell d’aBaroncinos e precederam o seu baptismo cristão, cujo assento está datado do mês de Maio de 1250.
Edição : mordomos da capeia 2007 Ana Margarida Afonso Nunes António José Basílio Manso Marta Catarina F. Batista Rendas Rui Alberto Vicente do Bernanrdo
Textos de vários autores. …preservar aquilo que se encontra na memória de muitos de nós, numa fronteira difusa, mas que corre o risco de se perder para sempre. Recolheram-se lendas, tradições e rezas populares.
Tudo elementos vivos da nossa identidade comum.
Georgina Esteves Ferro
O livro da Gina Ferro é um testemunho precioso : dá-nos conta de experiências pessoais mas também da vida de uma comunidade, daquilo que foram as suas formas de lidar com os elementos naturais e com a realidade humana.
Este livro de versos foi escrito no Lar de Santo Antão e tem essencialmente a ver com o dia a dia da instituição, as pessoas a ela ligadas, as relações familiares do autor, bem como outras temáticas dispersas. Foi a maneira que encontrou de ir passando algum do muito tempo, que ali tem, desde que se tornou utente com a esposa, em 2017.”
Fica o apelo, para completar este arquivo com a sua ajuda.
Célio Rolinho Pires
... E esse pequeno país d'aquem do Coa deu em crescer e foi o "País das pedras" que ora se revela : austero e sombrio, enigmático, antigo e verdadeiro.
Joaquim Manuel Correia
… resolvi procurar mais apontamentos, consultando nas bibliotecas os melhores corografos e historiadores, para indagar qual a origem e fases por que passaram as primeirs povoações do concelho… visitei todas as povoações do concelho do Sabugal….
Domingos Gonçalves e Maria Célia Gonçalves; Luis manuel da Rosa e Laurinda Afonso; José Miguel António e Sónia Marisa de Soussa António; Luis Abílio Amaro e Ana Paula Luis Martins
Sabucale
Revista do museu do Sabugal, editada pela Câmara Municipal do Sabugal.
Periocidade anual (preço : 6 € + portes no Museu do Sabugal)