DIA DO AMBIENTE E DO PATRIONIO
A relação que os naturais de Aldeia do Bispo mantêm hoje com a Terra, é fundamentalmente diferente daquela que caracterizou as gerações precedentes e sobretudo mais contrastada.
Para muito de nós, a saída para outras paragens aconteceu cedo, levando cada um na sua bagagem um leque importante de reminiscências das vivências e dos espaços percorridos na infância. Passado o periodo da integração e da assimilação de novos modos de vida, aparece agora a necessidade de articular de maneira diferente um passado de caracteristicas rurais e um presente mais citadino. Este regresso às origens, implica um (re)descuberta do (re)cantos naturais pouco frequentados desde alguns anos. Foi nesses espaços do passado, quando se ia para os chões, que os nossos pais viveram a história de Aldeia do Bispo.
Foi no trabalho quotidiano da terra que moldaram a natureza e criaram novas paisagens rurais. São essas paisagens que importa tornar acessiveis para fomentar nums o gosto pela natureza e para sensibilizar outros para as questões ligadas à protecção do ambiente e do património natural e arqueológico de Aldeia do Bispo. Lançamos agora uma reflexão sobre um processo global para o qual é fundamental que se impliquem todas as camadas étárias de Aldeia do Bispo e que deverá ser articulado em três componentes :
– ambiental : ciação do dia do património e do ambiente ;
– material : definição e marcação de percursos pedestres e levantamento de moinhos e choços para futura recuperção ;
– etnográfica : recolha de testemunhos de vivências.
Dia do ambiente : Ao propor a instauração de um dia dedicado ao património e ao ambiente, a associação Raiar pretende levar a cabo um projecto destinado à promoção de valências culturais de âmbito ambiental e repor em prática a mutualização de esforços para a valorização e preservação dos espaços cumuns. Este projecto apresenta duas formas concretas : a primeira reveste a forma duma auditoria ambiental tanto a nível da fauna como da flora e a segunda consiste na definição de um plano de acção destinado a superar as carências identificadas e a ser implementado em colaboração com as entidades locais (Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e Camara Municipal do Sabugal).
Diaporama :
Dia do Ambiente 2005
Recolha de lixo e limpeza da Ribeira desde o largo da fonte até à Ponte Dr Manso.
Avaliação
Realizou-se no dia 18 de Agosto de 2005, em Aldeia do Bispo, uma acção de sensibilização ambiental, dirigida aos seus naturais, habitualmente residentes ou não na freguesia, tendo em vista o respeito e preservação do meio ambiente.
A iniciativa, promovida pela RAIAR, contou a participação activa de cerca de 70 pessoas, homens e mulheres, novos e menos novos e com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal do Sabugal.
A adesão verificada ultrapassou largamente as expectativas mais optimistas.
As diversas acções programadas desenrolaram-se ao longo de todo o dia, num espírito de empenhada cooperação e terminaram num jantar de agradável convívio, amavelmente oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo.
Foram três os objectivos definidos pela RAIAR para esta jornada: sensibilização, recuperação (trabalhos de limpeza) e confraternização.
– sensibilização – no decorrer duma reunião preliminar, foram abordadas as iniciativas já realizadas pela Junta de Freguesia e pelos serviços municipalizados, tendo sido identificados os locais e tipos de intervenção e definidas as prioridades: limpeza de cursos de água e recolha de lixos urbanos. Numa segunda fase, foram distribuídos folhetos informativos sobre o sistema de recolha selectiva através dos diversos eco-pontos já instalados.
– trabalhos de limpeza – procedeu-se a :
limpeza exterior da fonte e da zona circundante, da ribeira em quase toda a sua extensão dentro da povoação – incluindo trabalhos de restauro do curso de água e remoção de terra e ervas, arbustos, silvas e outros elementos vegetais, num percurso de mais de dois quilómetros, limpeza do chafariz e de uma resguarda da ponte, junto ao antigo quartel da Guarda Fiscal;
– recolha de lixos urbanos e sua remoção para depósitos próprios da Câmara Municipal. Foram objecto de recolha os lixos dispersos, dentro da localidade e espalhados pelos campos, nomeadamente: electrodomésticos, metais variados, plásticos, roupas, colchões e sucata automóvel. Alguns números: fogões, frigoríficos, carros, baldes metálicos, etc., que encheram três camiões, 10 sacos, de 100 litros, de resíduos diversos, 5 sacos, de 50 litros, de garrafas de vidro e ainda um saco, de 15 litros, de… pilhas !
Os meios técnicos disponibilizados pela Câmara do Sabugal revelaram-se de grande préstimo, nomeadamente a retro-escavadora para desobstrução de terras e ervas da ribeira, os dois camiões, um dos quais com grua, bem como o compressor de água para limpeza dos granitos do chafariz e da ponte.
– confraternização – foi extremamente motivante e encorajador ver a vontade que todos os participantes manifestaram em colaborar, segundo as possibilidades de cada um, nestes trabalhos de interesse geral.
No capítulo da confraternização, para além dos dois momentos destinados a repor as energias dos voluntários, um logo pela manhã, às 10 horas (o dia começou para muitos por volta das 07 horas) e o segundo – almoço volante de sardinhas e febras assadas – por volta das 13 horas, a RAIAR encerrou esta bem sucedida iniciativa com um jantar integralmente dedicado ao convívio, que contou com a presença dos elementos da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e do Vereador da Cultura, da Câmara Municipal do Sabugal, Engº António Robalo.
Educação Ambiental
No dia 19 de Agosto de 2010 decorreu mais uma edição da iniciativa de sensibilização e formação ambiental “Abraçar uma Árvore”.
Os animadores voltaram a eleger um público jovem ávido de interagir e conhecer o meio envolvente.
Conforme tem acontecido nos anos anteriores, foi privilegiado o conhecimento de cenários associados à construção da identidade de cada indivíduo, cujas raízes familiares se encontram em Aldeia do Bispo.
A Raiar tem vindo a organizar, há alguns anos, uma panóplia de actividades que permitem o conhecimento das espécies arbóreas locais, suscitam a criação de práticas amigas do ambiente, promovem a interacção directa com a Natureza, dotam os jovens com saberes que lhes permitem evitar riscos ou tratar picadas, arranhões, entorses, entre outros, ocorridos em espaço aberto.
Este ano, o leque de objectivos foi alargado, desenvolvendo competências de orientação na Natureza, com recurso a tecnologias mais rudimentares ou mais sofisticadas, bem como a elementos naturais (estrelas, árvores) ou edificados pelo homem (marcos milenares, placas de sinalização).
Neste âmbito, foi criado um circuito que levou os jovens a percorrerem caminhos, dentro e fora da aldeia, passível de proporcionar a descoberta e contextualização de pontos de interesse patrimonial. Extravasámos, assim, o nosso olhar sobre a Natureza, mesclando-o com o património Histórico e cultural.
No final das actividades, houve lugar à troca de experiências e de respostas para cada um dos desafios realizados e a cada um dos jovens foi distribuída uma bússula.
Este ano, contámos ainda com a inclusão da nossa aldeia no roteiro do Ciência Viva, beneficiando da visita de dois elementos da ADM Estrela, que vieram proporcionar, a um número muito largo de participantes, a observação nocturna e “leitura” do céu.
Como sempre acontece, foi distribuído um lanche aos meninos, a seguir à actividade matinal e um chocolate quente a todos os que se deslocaram às Eiras, à noite, para observarem o céu.
Maria José Ricárdio Luís
Aldeia do Bispo, 30 de Janeiro de 2011
Ao realizar a terceira edição do Dia do Ambiente e do Património, a associação Raiar tem vindo a institucionalizar uma acção vocacionada fundamentalmente para a promoção de valências culturais de âmbito ambiental.
E também objectivo desta acção, incrementar a mutualização dos esforços na valorização dos espaços cumuns.
Em 2007, as iniciativas contemplaram :
– recolha de lixos urbanos e sua remoção para depósitos próprios da Câmara Municipal. Foram objecto de recolha os lixos mais volumosos dentro da localidade, nomeadamente : electrodomésticos, metais variados, plásticos, roupas, colchões, sofás, etc.
– acção de sensibilização à problemática ambiental dirigida aos mais jovens.
Sessão de trabalhos práticos utilizando todo um conjunto de material didático.
– Instalação material de sinalização do percurso “Rota do Malhão” :
– instalação no local próprio de 20 postes de madeira de pinho autoclave, com as setas de indicação do percurso (as marcas foram realizadas em conformidade com as normas estabelecidas pela Federação nacional de Campismo e Pedestrianismo). As setas indicam também a direcção das aldeais vizinhas assim como de outros locais de interesse mas fora do percurso estabelecido.
– instalação de 3 marcos em granito, do tipo marco miliário com 1,80 m de altura, nas saídas de Aldeia do Bispo;
– construção de uma mesa de orientação : instalada na parte mais elevada da freguesia de Aldeia do Bispo, o local proporciona uma bela panorâmica e a mesa de orientação inclui um painel em azulejos com a indicação da situação das diferentes aldeias.
A instalação da mesa necessitou os trabalhos de terraplagem e a construção de uma placa em cimento armado préviamente realizados na Sexta-Feira dia 10 de Agosto.
– limpeza de certos troços do percurso : a evolução dos modos de vida fez com que certos caminhos se tornassem impraticáveis, beneficiando da participação de mais de vinte voluntários a intervenção permitiu que o caminho do Vale Longo, do Vale Portinho fossem novamente transitáveis.
VER DIAPORAMA :