Conego Julio Esteves
Nascido no dia 29.10.1935, foi seminarista nos Seminários de Vila Viçosa e Évora, tendo sido ordenado sacerdote no dia 26.06.1959.
Começou a sua vida sacerdotal como professor no Seminário Menor de Vila Viçosa e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal.
Pouco tempo depois foi transferido para Estremoz, onde viveu a maior parte da sua vida e granjeou grande prestígio junto da população.
Possuía elevados dotes musicais, de comunicador e de animador cultural, que colocou ao serviço da educação, da pastoral e da liturgia. Fundou a Rádio Despertar e promoveu com entusiasmo os Cursos de Cristandade, tanto na Arquidiocese como entre os emigrantes dos EUA. Leccionou várias disciplinas na Escola Secundária de Estremoz até à idade da reforma.
Em novembro de 2008 foi nomeado Cónego da Catedral de Évora.
Dividiu o amor pelo Alentejo e as suas gentes (Alentejões, como gostava de lhes chamar) com Aldeia do Bispo, que visitava com regularidade e onde passava as suas férias de verão. Qualquer melhoramento na aldeia, era por ele assinalado entusiasticamente nas homilias, incentivando os conterrâneos a prosseguirem o embelezamento da terra e a melhoria da qualidade de vida dos que lá residiam.
Faleceu a 27 de Setembro de 2017 com 82 anos de idade, na sua residência, em Estremoz, pároco de Santa Maria, Glória, Santo Estêvão e São Domingos de Ana Loura e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz.
Aceitou presidir à Mesa da Assembleia Geral da Raiar Associação de Aldeia do Bispo, da qual era sócio fundador.