Câmara do Sabugal em Paris

Sabugal presente na feira do imobiliário e do turismo portuguêses em Paris

 

De 5 a 7 de Junho realizou-se em Paris a feira do Imobiliário Portugês em Paris, promovida pela Câmara de Comércio e Industria Luso francesa, cujo presidente, Carlos Vinhas Pereira, é natural do Soito. Depois do  fórum Rede Primus do mês de Maio, a Câmara Municipal do Sabugal voltou a marcar presença em Paris para promover os produtos da raia sabugalense (nomeadamente enchidos) e as diversas valências turísticas do concelho (aldeia histórica de Sortelha, turismo rural, termalismo, etc.). Á imagem do Sabugal, os municípios de Vila de Rei, Alto tâmega, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, estiveram também presentes no certame para promover os produtos das suas regiões.

Vários especialistas animaram confências sobre as oportunidades relativas aos aspectos fiscais, turisticos e económicos que Portugal oferece actualmente.

Este ano a feira contou com a presença do Secretario de Estado Pedro Lomba que também esteve presente no Fórum Rede Primus do 23 de Maio.

Este evento, que em 2015 realiza a sua 4ª edição, tem vindo a ganhar dimensão não só, junto comunidade portuguesa, mas também junto de uma larga facha etária francesa preocupada em encontrar novos horizontes para as suas actividades empresariais ou turísticas. Os seus organizadores, indicaram que na edição de 2014 o número de visitantes tinha rondado os 14.000 e apontavam para os 20.000 visitantes durante os três dias desta edição.

Em França, Portugal aparece como alternativa aos precedentes destinos de inúmeros reformados franceses que até esta data, escolhiam os países do norte de Africa como destino preferencial para gozar ao sol os anos de lazer pós laboral.

Para os turistas franceses, e não só, Portugal dispõe de um clima ameno e ensolarado ao longo do ano, ademais de se poder desfrutar de muitas praias. Continuamos a ser um país atractivo para todos os praticantes de golfe e de surf como também amantes de uma boa gastronomia.

O interior do país oferece para os amigos da natureza paisagens deslumbrantes e aldeias históricas.  

A principal finalidade do certame consiste em dar a conhecer as inúmeras oportunidades imobiliárias e os incentivos fiscais de que podem beneficiar os não residentes (emigrantes portugueses ou não) que se queiram instalar em Portugal (estatuto RNH- residente não habitual – Conforme dec. Lei 249/2009 de 23 de Setembro).

Principais trunfos da oferta portuguesa:

Próximidade geográfica - Paris fica a pouco mais de duas horas.

Proximidade socio cultural – país europeu, mesma moeda, estabilidade politica. Clima agradável, custo de vida 40% mais baixo. Larga oferta imobiliária a preços acessíveis. Incentivos fiscais – isenção de impostos nas pensões estrangeiras e imposto reduzido a 20% nos benefícios empresariais realizados em Portugal.

E como se tudo isto não bastasse, Portugal ocupava em 2013 a 7ª posição (numa classificação mundial que integra 140 países) na qualidade do acolhimento de turistas.

Ficou também agendada de 3 a 5 de Julho 2015 a primeira edição da feira do immobiliário português na cidade de Lyon que é a terceira cidade de França com uma forte presença da comunidade portuguesa e lusodescendente.

A presença do municipio do Sabugal neste evento, traduz o empenho do actual executivo em internacionalizar os produtos raianos e em reforçar os laços com a diáspora sabugalense.