Eleições e instalação da Assembleia de Freguesia 2013/2017

Instalações da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo

Em Aldeia do Bispo, concorreram duas listas às Eleições Autárquicas, para o quadriénio 2013/2014 e realizadas no passado dia 29 de Setembro: uma patrocinada pelo PSD e encabeçada pelo João Inácio, Presidente da Junta e concorrente a novo mandato e outra, patrocinada pelo PS, que tinha como primeiro nome Mariana Bárrios, professora e proprietária do Xalmas Bar.

 Hino de Aldeia do Bispo, interpretado pelo grupo coral Cantares da Raia.

Dos 10 lugares em disputa, 8 couberam ao PSD e 2 ao PS. O elenco da Junta de Freguesia ficou constituído por: João Inácio (Presidente), Aníbal Mariano (Secretário) e Daniel Fernandes (Tesoureiro). Fazem parte da Assembleia de Freguesia: Francisco Eduardo Ricardo (Presidente da Mesa), Sandra Martins (1º Secretário), Francisco Manso (2º Secretário) e Mariana Barrios, Diamantino Castelo (após renúncia ao mandato de Hermínio Manso), Domingos Gonçalves e Rui Sanches.
Um dado importante a realçar foi o trabalho de mobilização dos eleitores, levado a cabo por ambas as listas, que se reflectiu no baixo nível da abstenção (25,34%), em comparação com os níveis verificados a nível concelhio (42,86%) e nacional (>48%). De entre as 30 freguesias e/ou associações de freguesias que actualmente constituem o Concelho do Sabugal, Aldeia do Bispo foi mesmo a menos abstencionista, apenas suplantada pela freguesia dos Fóios.
A instalação dos novos membros da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia realizou-se no passado dia 13 de Outubro, em sessão que decorreu no salão da Junta.
No acto usaram da palavra os reeleitos Presidentes da Junta e da Assembleia, manifestando a vontade de contribuir para a melhoria das condições de vida em Aldeia do Bispo e dando conta da abertura de espírito a todas as sugestões que venham a ser apresentadas. No mesmo sentido se manifestaram alguns dos presentes na assistência, nomeadamente o Eduardo Bernardo, apelando á colaboração franca entre todos os eleitos e ao rápido esquecimento de eventuais clivagens ocorridas durante a campanha.      
No final da sessão, todos os eleitos aceitaram o convite do Presidente da Junta, para um Porto no Xalmas, onde confraternizaram durante largos momentos, o que foi considerado auspicioso para um bom entendimento futuro.

 

Aspectos da sessão de tomada de posse: