TRAIL DA RAIA

Image Trail

Evento para toda a família e todas as idades
Concorrer e praticar desporto em família
 18 de Agosto 2017
Trail da Raia – Aldeia do Bispo é uma prova de Trail Running, realizada por trilhos sinalizados, em piso acidentado e obstáculos naturais, com partida e chegada na Freguesia de Aldeia do Bispo (espaço das piscinas, junto ao Lar de Santo Antão).
Esta prova é co-organizada pela Raiar – Associação de Aldeia do Bispo e pela associação Mocidade de Aldeia do Bispo em parceria com a Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo e o apoio logístico do Lar de santo Antão. 
Para favorecer uma participação de âmbito familiar, os participantes e seus familiares poderão usufruir das instalações das piscinas. Várias animações gimnodesportivas serão propostas no local a todos os que quiserem realisar exercicios fisicos.
Inscrições : www.trilhoperdido.com   Mais informação

ALDEIA VELHA COMENDA DE MALTA - 800 ANOS DEPOIS

CapaÉ o titulo do livro de  Manuel Luiz Fernandes Gonçalves et de Hermínio Fernandes. Aldeia Velha (Sabugal) é uma comunidade cujos alicerces milenares se encontram patentes ao Monte Murado  do Castell d’aBaroncinos, ou Sabugal Velho, de onde foi recolhida uma Estela, monumento que os investigadores classificam com a provecta idade de quatro mil anos e muitos outros artefactos líticos, de que se destaca a Pedra fusiforme localizada em Maio de 2016 que se afigura como parte superior de monumento por identificar.
LER MAIS 
 
Convite 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
Actividades 2016

Ver documento

- exposição fotográfica de rua em Aldeia do Bispo
A Associação levou a cabo de 12 a 31 de de Agosto 2016 uma exposição de rua, destinada a relembrar outros tempos denominada "Memórias". Integraram a exposição 13 painéis com uma dezena de fotografias cada. Foram contemplados 5 espaços pelas ruas da aldeia : Largo do chafariz à entrada, Praça (Campanário), Enxido (tocador), Escolas e entrada Lar Santo Antão.
- instalação de um marco/monumento à Raia
Este marco/monumento, obra que mandou fazer a associação RAIAR – Aldeia do Bispo, está situado na margem esquerda da ribeira da Raia no lugar de Vale Salgueiro, que documento antigo com data de 10 de Outubro de 1226, identificou chamando-lhe Ribeira do Codesal.Este monumento foi inaugurado aos 18 de Agosto de 2016 com a presença de muitos Aldebispenses.
- criação de um percurso pedestre contemplando as sepulturas antropomórficas e outros vestígios da nossa Raia
Os testemunhos de um passado antiquíssimo em ALDEIA DO BISPO revelam-se por uma quantidade de “sepulturas” escavadas na rocha fora do vulgar. A Associação RAIAR têm vindo ajudar a catalogar as numerosas litótumbas (expressão do aldebispense H. Fernandes, in “ Aldeia do Bispo e seu termo – das origens”), tendo como objectivos identificar, sensibilizar, proteger e salvaguardar do vandalismo essa riqueza ímpar. Nesse âmbito, A Associação RAIAR realizou o arranjo e sinalização da área envolvente de duas litótumbas muito características que se encontram no lugar de “MALHADA” nas imediações da aldeia.
Um pedido de apoio foi já formalizado junto dos serviços municipalizados do Sabugal.
- edição de dois documentários : Aldeia do Bispo e o seu patrimónioO forcão – instrumento popular de lide.
 
INICIATIVAS PARA 2017
- arranjo e manutenção do percurso pedestre “Rota do Malhão”;
- organização de um passeio (rota do contrabando) à Serra de Gata [Espanha] ;
- completar a exposição fotográfica ao ar livre.