Similar Posts
Na raia da memória
VOLTAR Prosa à solta A memória do olhar de amélia nabais Os olhos vêm, a máquina regista, a memória recupera a infância e o encontro acontece .Olhar, registo, passado, num momento único, global. Sem antes nem depois. Eternamente presente. Ando pela aldeia, disponível para todas as imagens. As ruas e os lugares povoam-se de novo,…
País das pedras
VOLTAR Santuário de Aldeia do Bispo – Sabugal A SWE da povoação de Aldeia do Bispo (Sabugal), no sítio das Fontainhas, já a confinar com o Vale João Fernandes, em local altaneiro e dominando para o lado norte uma extensa nave quase plana, deparamos com o que me parece ser um santuário rupestre lusitano. Para…
Carnaval 2010
VOLTAR Projeto por Francelina Manso A Associação da Mocidade de Aldeia do Bispo e a Associação RAIAR, com o apoio da Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo, prõem-se organizar as actividades alusivas ao Carnaval nomeadamente as largadas de touros, o desfile e o baile.O desfile, em particular, implica uma exigente preparação para criar uma…
Floresta e serras de Aldeia do Bispo
Manuel Luiz Fernandes Gonçalves (Lei) Portugal tem lindas serras : Gerês, Marão, Estrela, Gardunha, Arrábida, Malcata e muitas outras.É grande a riqueza florestal de algumas e são muito belas no verão as frondosas e frescas matas do Buçaco e de Sintra.Aldeia do Bispo está rodeada de altas e médias montanhas a nascente, sul e poente: Penha…

Património
Património edificadoCampanário (1868)Fonte de Mergulho6 Chafarizes Património religiosoIgreja matriz – de Santo Antão – século XVII ???Igreja de São Gregório – século XVIIISantuário lusitano (Vale João Fernandes) Património arqueológico e etnográficoSepulturas antropomórficas (mais de 30),Cruzinhas de limite da freguesia,Covinhas da época pré-histórica.Machado pré histórico (4.000 AC e 2.000 AC) – Museu Nacional de Arqueologia de…
Aldeia do Bispo Princesa da Raia
VOLTAR MEMÓRIAS de UMA ALDEIA RAIANA “Aldeia do Bispo – Princesa da Raia” é o título de um livro da autoria de Maria José Bernardo Ricárdio Costa e Maria Aurora Bernardo Ricárdio Pacheco, duas irmãs, professoras do ensino básico, naturais daquela localidade raiana. A ideia, como referiram em declarações ao Diário da Guarda, “existiu desde…